Eucalipto cloeziana: conheça as principais aplicações e vantagens da espécie

  • Home
  • Madeiras
  • Eucalipto cloeziana: conheça as principais aplicações e vantagens da espécie

O gênero Eucalyptus espalhou-se pelo mundo partindo de regiões em torno da Austrália, como a Tasmânia e outras ilhas da Oceania. Existem hoje cerca de 730 espécies catalogadas, sendo que apenas 20 delas são estudadas e cultivadas para objetivos comerciais.

No Brasil, dentre essas variedades, encontramos o eucalipto cloeziana. O uso dessa espécie, assim como das demais, é motivado pelas diversas propriedades dessa árvore, como o seu rápido crescimento, sua alta capacidade de se adaptar a várias regiões do país e pela diversidade de aplicações da sua madeira.

A cloeziana, porém, é uma espécie que se destaca por uma infinidade de vantagens, sobre as quais falaremos neste post. Acompanhe!

Quais são as principais características e vantagens do eucalipto cloeziana?

A cloeziana é uma espécie de eucalipto vinda da Austrália que pode chegar a alturas entre 30 e 40 metros. Seu tronco é retilíneo, de ótima qualidade estética, com diâmetro de 50 a 70 cm. Além disso, a matéria-prima dessa espécie tem muita qualidade, dando à obra uma estética bonita e bom acabamento.

Veja algumas de suas propriedades que fazem dessa madeira uma alternativa ideal para diversas aplicações.

Densidade e forma

Diferentemente de muitas espécies de eucalipto, a cloeziana possui uma densidade maior — em média, 900 kg/m³. Seu tronco também é bem encorpado, cuja cerne compreende de 60% a 90% da tora. Outras madeiras demoram até 40 anos para chegar a esse estágio, enquanto a cloeziana leva de 7 a 9 anos para ser extraída e utilizada.

No entanto, entre as espécies de eucalipto, a cloeziana é a que apresenta uma das menores taxas de crescimento. Mas é exatamente esse aspecto que proporciona à madeira um desenvolvimento uniforme e retilíneo, com um despontamento mínimo entre as extremidades do tronco.

Em virtude de suas características estéticas atraentes, ela tem se tornado a preferência de paisagistas e arquitetos, não só por sua uniformidade e resistência, mas também por sua coloração mais clara, castanho-amarelada, fornecendo maior qualidade para aplicações que demandam um acabamento mais bem elaborado, como em telhados, painéis e pérgolas.

Durabilidade natural e permeabilidade.

A cloeziana possui uma alta durabilidade natural, mas sua elevada relação entre cerne e alburno permite que o processo de imunização utilize uma quantidade menor de químicos, reduzindo os custos do processo, o que se reflete no valor repassado ao consumidor final.

Pequenas rachaduras são muito comuns no momento do corte e da secagem. Para resolver isso, porém, são utilizadas peças anti rachas, que aumentam a durabilidade da peça e não alteram em nada suas propriedades. Sua vida útil após o tratamento de imunização pode ultrapassar 15 anos, quando usada em construções e cercas, por exemplo.

Sua alta densidade e dureza fornecem uma resistência mecânica e reduzem sua vulnerabilidade ao apodrecimento.

Resistência a agentes biológicos nocivos e ao clima

Estudos divulgados pela Embrapa relatam que a madeira adulta da cloeziana é altamente resistente ao ataque de fungos, cupins e outros organismos xilófagos (que atacam a madeira). Diferentemente das outras espécies de eucalipto, a cloeziana parece não ser vulnerável à ação de brocas.

Essa durabilidade da madeira fica ainda maior quando submetida ao processo de imunização com o CCA (arseniato de cobre cromatado), sendo indicada, nesse caso, para ser usada em decks que ficam em contato com a água ou com o solo.

Entre as demais espécies, a cloeziana se destaca também pela tolerância às baixas temperaturas e a ambientes muito secos.

Boa adaptação

É uma espécie muito resistente e adaptada a solos pedregosos, ralos, sem adubação e com baixa ocorrência de chuvas. Em um local em que outras espécies apresentariam maiores dificuldades, a cloeziana lida bem com as adversidades comuns ao clima.

Ela demonstra também um bom desempenho tanto em regiões de mata como do Cerrado. Na região do alto Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, por exemplo, a cloeziana obteve resultados superiores a todas as outras espécies que foram testadas.

Por esse motivo, ela é muito viável economicamente e adequada para reflorestamentos e produção de madeira e polpa.

Sustentabilidade

O eucalipto é uma madeira ecologicamente correta, pois vem de florestas plantadas e certificadas. Por ser uma atividade que funciona com o respaldo dos órgãos fiscalizadores ambientais, o cultivo, o tratamento e a comercialização da cloeziana é a mais recomendada, facilmente substituindo as madeiras de árvores nativas.

Para qual setor o eucalipto cloeziana é mais recomendado e requisitado?

A espécie cloeziana é muito usada em atividades agropecuárias. O consumo maior é para a construção de:

  • cercas de arame;
  • estábulos;
  • currais;
  • galpões de depósito para máquinas;
  • mourões;
  • esticadores para cerca;
  • porteiras.

Em segundo lugar, vem a utilização na construção civil. As madeiras da cloeziana podem ser usadas para construir:

  • garagens;
  • caibros;
  • vigas;
  • tesouras;
  • churrasqueiras;
  • pergolado
  • escadas internas
  • mesa inteiriça de madeira para cozinhas
  • telhados
  • quiosques de praia
  • casas.

Muitas pessoas utilizam a madeira para fazer telhado até mesmo em casas de condomínio fechado. Tem moradias em Salvador (BA), por exemplo, que são construídas quase que integralmente de eucalipto. A tendência é que o uso e a procura por esse tipo de madeira na construção civil só cresçam com a sua popularização.

Há muita procura para esse tipo de eucalipto?

No Brasil, a espécie mais procurada é a citriodora, muito utilizada para a fabricação de postes, já que é uma das variações com maior densidade e dureza. No entanto, sua estrutura sem uniformidade reduz sua participação no setor da construção civil, abrindo espaço para outras espécies, como a cloeziana e a grandis.

Segundo a Embrapa, a cloeziana é uma espécie inserida no país muito recentemente em relação às demais, por volta da década de 70. Isso faz com que suas propriedades e seu uso ainda sejam pouco conhecidos no mercado. No entanto, suas características nobres fazem dessa madeira uma alternativa vantajosa em relação ao custo-benefício.

Essas boas características e adaptabilidade do eucalipto cloesiana no Brasil se dá por causa das grandes similaridades com o clima da sua região de origem, a Austrália. Suas diversas características tornam essa madeira uma matéria-prima para uma infinidade de aplicações, em diversos setores da economia. Não é à toa que seu uso tem crescido a cada dia.

Gostou do nosso conteúdo? Então, assine nossa newsletter e receba gratuitamente mais informações direto na caixa de entrada do seu e-mail! 

Deixe um comentário

Share This